Notícias

Plástico vira vapor em novo processo de reciclagem

Um processo inédito de reciclagem converte plásticos em vapor e os transforma em blocos para criar novos plásticos. A inovação, desenvolvida na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), pode ajudar a reduzir os resíduos plásticos e diminuir o uso de combustíveis fósseis para a criação de novos produtos feitos do material.

O processo de vaporização funciona com dois tipos de resíduos plásticos mais comuns: o polietileno, presente na maioria das sacolas plásticas de uso único, e o polipropileno, material presente em plásticos duros, como embalagens, pratos, móveis, malas, brinquedos e potes.

Esses materiais constituem cerca de dois terços dos resíduos plásticos em todo o mundo. Cerca de 80% acabam em aterros sanitários, são incinerados ou simplesmente jogados nas ruas, muitas vezes acabando como microplásticos em córregos e no oceano, e podem chegar ao corpo humano através do consumo de água e alimentos contaminados.

“Temos uma quantidade enorme de polietileno e polipropileno em objetos cotidianos, de lancheiras a garrafas de sabão em pó e jarras de leite — muito do que está ao nosso redor é feito dessas poliolefinas”, diz John Hartwig, professor de química da UC Berkeley e líder da pesquisa, em comunicado à imprensa.

Fonte: CNN Brasil

Notícias Relacionadas